Capa de D. Narcisa de Villar, de Ana Luísa de Azevedo Castro
Literatura · Biblioteca Sapphic

D. Narcisa de Villar

Título original: D. Narcisa de Villar: legenda do tempo colonial pela Indígena do Ypiranga

Por Ana Luísa de Azevedo Castro

Publicado em 1859, D. Narcisa de Villar é um romance de Ana Luísa de Azevedo Castro que combina romantismo, indianismo e crítica às relações de poder, colocando uma mulher no centro de uma narrativa ambientada no Brasil colonial.

1859 Original em   Português Domínio público

Minha Biblioteca

Guarde esta leitura no seu perfil Sapphic.

Guia de leitura

Sobre D. Narcisa de Villar

Publicado em 1859, D. Narcisa de Villar: legenda do tempo colonial é um romance de Ana Luísa de Azevedo Castro, publicado originalmente sob a identificação “Indígena do Ypiranga”.

Ambientada no período colonial brasileiro, a narrativa acompanha Narcisa, uma jovem inserida em um mundo no qual decisões fundamentais sobre a vida das mulheres — especialmente casamento, família e relações afetivas — estavam submetidas à autoridade masculina.

A trajetória da protagonista desenvolve-se em meio a conflitos familiares, relações de poder, violência e encontros entre personagens portugueses e indígenas. A autora utiliza elementos característicos do romantismo e do indianismo do século XIX para construir uma narrativa na qual amor, liberdade e autoridade entram constantemente em conflito.

A posição ocupada por Narcisa é particularmente significativa. Em vez de permanecer apenas como figura secundária de uma narrativa histórica, uma mulher está no centro dos acontecimentos e sofre diretamente as consequências das estruturas familiares e sociais que procuram determinar seu destino.

A presença indígena também constitui parte importante da obra. Como ocorre em outras manifestações do indianismo brasileiro daquele período, essas representações devem ser compreendidas dentro do contexto intelectual e literário do século XIX e podem ser analisadas criticamente à luz das discussões contemporâneas sobre colonialismo e representação dos povos indígenas.

Outro aspecto importante é a própria autoria. Ana Luísa de Azevedo Castro publicou em uma época na qual mulheres ainda encontravam grandes obstáculos para participar publicamente do ambiente literário brasileiro.

D. Narcisa de Villar circulou inicialmente em periódico e recebeu edição em livro em 1859. A edição histórica preservada pela Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin foi impressa no Rio de Janeiro pela Typographia de F. de Paula Brito e possui 119 páginas, além das páginas preliminares.

O ano de 1859 também ocupa um lugar interessante na história da autoria feminina brasileira: foi nesse mesmo ano que Maria Firmina dos Reis publicou Úrsula.

Hoje, a recuperação dessas escritoras permite ampliar a compreensão da literatura brasileira do século XIX para além do cânone formado predominantemente por autores homens.

Na Biblioteca Sapphic, D. Narcisa de Villar integra esse processo de recuperação histórica, aproximando novas leitoras de uma obra brasileira escrita por uma mulher há mais de 160 anos.

Biblioteca Sapphic

Na Biblioteca Sapphic

Por que ler D. Narcisa de Villar hoje?

Uma das razões mais interessantes para retornar a D. Narcisa de Villar está em observar quem ocupa o centro da narrativa.

Ana Luísa de Azevedo Castro constrói sua história em torno de uma mulher que vive sob estruturas familiares e sociais capazes de determinar aspectos fundamentais de sua existência.

Casamento, autoridade, desejo e liberdade deixam de ser apenas elementos sentimentais e tornam-se parte de um conflito sobre quem possui o direito de decidir o destino de uma mulher.

A obra também permite observar como a literatura brasileira do século XIX representava personagens indígenas e imaginava o passado colonial.

Essas representações pertencem ao universo cultural e político de sua época. Por isso, a leitura contemporânea permite tanto conhecer o indianismo oitocentista quanto questionar criticamente suas formas de representar povos indígenas e relações coloniais.

Existe ainda outra história por trás do próprio livro: a de sua autora.

Ana Luísa de Azevedo Castro fazia parte de uma geração de mulheres que escrevia em um ambiente literário no qual a presença feminina enfrentava importantes limitações sociais e institucionais.

A obra apareceu associada à expressão “Indígena do Ypiranga”, utilizada na apresentação de sua autoria.

Há também uma coincidência bibliográfica significativa. D. Narcisa de Villar chegou ao formato de livro em 1859, exatamente o mesmo ano em que Maria Firmina dos Reis publicou Úrsula.

Mais de um século e meio depois, as duas autoras participam de um movimento semelhante de recuperação: obras de mulheres do século XIX que permaneceram durante muito tempo menos visíveis nas narrativas tradicionais sobre a literatura brasileira voltam a circular por meio de pesquisas, novas edições e bibliotecas digitais.

A preservação também conta uma história.

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, da Universidade de São Paulo, conserva digitalmente um exemplar histórico da edição de 1859 de D. Narcisa de Villar.

No frontispício dessa edição aparece o título ampliado “D. Narcisa de Villar: legenda do tempo colonial pela Indígena do Ypiranga”, seguido da indicação de impressão no Rio de Janeiro pela Typographia de F. de Paula Brito.

Assim, ler D. Narcisa de Villar hoje significa encontrar simultaneamente uma narrativa do século XIX e um documento da presença de mulheres na formação da literatura brasileira.

Autora

Quem foi Ana Luísa de Azevedo Castro?

1823 — 1869

Ana Luísa de Azevedo Castro (c. 1823–1869) foi escritora e educadora brasileira e uma das autoras do século XIX cuja produção vem sendo recuperada por pesquisas dedicadas à história das mulheres na literatura brasileira.

Nascida em São Francisco do Sul, em Santa Catarina, Ana Luísa posteriormente estabeleceu-se no Rio de Janeiro, então centro político e cultural do Império.

Sua trajetória esteve profundamente ligada à educação. Trabalhou como professora e esteve envolvida na formação de meninas e jovens mulheres em uma época na qual as possibilidades educacionais e profissionais disponíveis às mulheres eram fortemente limitadas.

Além do magistério, participou da vida intelectual e literária do Rio de Janeiro.

Sua obra mais conhecida é D. Narcisa de Villar, publicada inicialmente em 1858, em forma de folhetim, no periódico A Marmota. No ano seguinte, a narrativa ganhou edição em livro, publicada no Rio de Janeiro pela Tipografia de F. de Paula Brito.

Ana Luísa não apresentou inicialmente a obra simplesmente com seu próprio nome. Utilizou a assinatura “Indígena do Ypiranga”, elemento importante para compreender tanto sua inserção no ambiente literário do período quanto a relação do romance com o indianismo brasileiro.

D. Narcisa de Villar apresenta uma narrativa ambientada no período colonial e combina elementos do romantismo, do indianismo e, segundo estudos contemporâneos, características associadas também à tradição gótica.

No centro da história encontra-se Narcisa, uma mulher submetida à autoridade familiar e às decisões de homens que pretendem determinar seu casamento e seu destino.

A narrativa também incorpora personagens indígenas e conflitos relacionados à colonização, à violência e às relações de poder.

Essas características fizeram com que pesquisadores contemporâneos voltassem a estudar a obra a partir de perspectivas relacionadas à autoria feminina, gênero, raça, colonialismo e representação dos povos indígenas.

Há uma coincidência histórica especialmente interessante: a edição em livro de D. Narcisa de Villar apareceu em 1859, o mesmo ano da publicação de Úrsula, de Maria Firmina dos Reis.

As duas obras, escritas por mulheres brasileiras do século XIX que durante muito tempo permaneceram à margem das histórias literárias mais difundidas, tornaram-se novamente objeto de pesquisas acadêmicas.

Ana Luísa também participou de discussões relacionadas à educação feminina. Sua atividade como educadora fazia parte de uma trajetória intelectual que ultrapassava a publicação de seu romance.

Em 1866, tornou-se membro honorário da Sociedade Ensaios Literários. Registros sobre sua atuação destacam ainda seu interesse pela ampliação da participação das mulheres na educação e na vida intelectual.

Ana Luísa de Azevedo Castro morreu no Rio de Janeiro em 1869.

Durante muito tempo, seu nome e sua obra tiveram circulação bastante reduzida quando comparados aos escritores homens associados ao romantismo e ao indianismo brasileiro.

A recuperação de D. Narcisa de Villar por pesquisadoras, universidades e bibliotecas digitais permitiu que sua participação na literatura brasileira do século XIX voltasse a ser examinada.

Atualmente, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, da Universidade de São Paulo, preserva e disponibiliza digitalmente um exemplar da edição de 1859.

Na Biblioteca Sapphic, recuperar Ana Luísa de Azevedo Castro significa devolver visibilidade a uma escritora e educadora que colocou mulheres, relações de poder e personagens indígenas dentro de uma narrativa sobre o Brasil colonial em pleno século XIX.